(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Atentado facilitará possibilidade de vitória de Trump? Veja a opinião de colunistas do ‘Estadão’

Atentado facilitará possibilidade de vitória de Trump? Veja a opinião de colunistas do ‘Estadão’

O atentado cometido contra o ex-presidente norte-americano Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca, tende a dominar as atenções na disputa eleitoral nos Estados Unidos. O episódio ocorreu em Butler, na Pensilvânia, quando um atirador abriu fogo contra o palco, atingindo Trump na orelha, matando um espectador e ferindo outros dois. Thomas Matthew Crooks teria agido sozinho e foi morto pelo Serviço Secreto após efetuar os disparos. Ao deixar o palco, com o rosto ensanguentado, Trump ergueu o punho e tentou mostrar força para a disputa de novembro. O ataque acontece a dias da convenção republicana que confirmará o nome dele como candidato, marcada para esta semana em Wisconsin.

A análise geral é de que o caso tende a dificultar a tarefa dos democratas, que já enfrentavam dificuldades por conta dos questionamentos sobre as condições de saúde do presidente Joe Biden. Há dúvidas, porém, sobre quais serão as estratégias utilizadas pelos dois candidatos de agora em diante, com o fato novo da corrida eleitoral.

Lourival Sant’Anna: Atentado contra Trump é combustível para papel de vítima e herói que ex-presidente adota desde 2020

PUBLICIDADE

O atentado contra Donald Trump representa um impulso formidável para a jornada do ex-presidente de volta à Casa Branca. A tentativa de assassinato de um dos principais candidatos a presidente dos Estados Unidos a menos de quatro meses das eleições reforça também a percepção de desfuncionalidade da democracia americana, fartamente utilizada pelos adversários do país.

Do ponto de vista eleitoral, não é uma mudança de rumo: é um combustível potente e inesperado para o papel de vítima e de herói que Trump já havia adotado desde a campanha de 2020, que coincidiu com a pandemia de covid.

O ataque, cuja autenticidade e gravidade são inquestionáveis, dá materialidade à ideia de uma conspiração nacional e internacional para impedir que o bilionário empresário salve os americanos da esquerda, do establishment e da China, e “faça a América grande de novo”. Leia a coluna completa.

 

Esta notícia foi lida 81 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com