(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Nasa diz que astronautas ‘presos no espaço’ podem voltar para casa somente em 2025

Nasa diz que astronautas ‘presos no espaço’ podem voltar para casa somente em 2025

Por Kenneth Chang (The New York Times)

Por semanas, a Nasa minimizou os problemas experimentados pela Starliner, uma nave espacial da Boeing que levou dois astronautas para a Estação Espacial Internacional em junho.

Mas, nesta quarta-feira, 7, oficiais da Nasa admitiram que os problemas podem ser mais sérios do que se pensava inicialmente e que os astronautas talvez não retornem no veículo da Boeing, afinal.

A agência está explorando uma opção de backup para os astronautas, Suni Wiliams e Butch Wilmore, para em vez disso pegarem uma carona de volta à Terra em uma nave espacial construída pelo concorrente da Boeing, a SpaceX.

A estadia dos astronautas em órbita, que deveria ser de oito dias, poderá ser estendida para o próximo ano.

“Nós poderíamos tomar qualquer um dos caminhos,” disse Ken Bowersox, administrador associado da Nasa para o diretório de missões de operações espaciais, durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira. “E pessoas razoáveis poderiam escolher qualquer um dos caminhos.”

O anúncio adiciona mais dores de cabeça e constrangimento para a Boeing, um gigante aeroespacial que tem contratos de bilhões de dólares com o governo federal e constrói jatos comerciais que voam ao redor do mundo.

Além dos problemas enfrentados pela divisão de aviação civil da empresa após parte da fuselagem de um jato 737 se soltar durante o voo em janeiro, a Boeing anunciou em 1.° de agosto que estava descontando US$ 125 milhões de custos não planejados gastos no programa Starliner, adicionando a US$ 1,5 bilhão de baixas contábeis anteriores.

Oficiais da Nasa e da Boeing mantiveram que os membros da tripulação que lançaram com a Starliner em seu primeiro voo de teste tripulado não estavam abandonados no espaço. Williams e Wilmore passaram dois meses a bordo do posto orbital enquanto engenheiros continuam a analisar dados sobre o desempenho defeituoso de vários propulsores da Starliner quando se aproximava para acoplagem, assim como vários vazamentos de hélio.

A Nasa tipicamente envia um contingente de quatro astronautas para a estação espacial a cada seis meses para substituir uma tripulação anterior de astronautas que então retornam à Terra.

Sob o plano de contingência, a próxima cápsula SpaceX Crew Dragon viajaria para a estação espacial com apenas dois astronautas em vez de quatro. Williams e Wilmore então se juntariam como membros efetivos da tripulação da estação espacial por uma estadia de meio ano e retornariam no Crew Dragon por volta de fevereiro.

“Nas últimas semanas, decidimos garantir que teríamos essa capacidade lá, à medida que nossa comunidade, eu diria, ficava cada vez mais desconfortável,” disse Steve Stich, gerente do programa de tripulação comercial da Nasa.

Stich disse que nenhuma decisão havia sido tomada, mas que uma teria que ser feita até meados deste mês.

Esse lançamento do Crew Dragon foi adiado para não antes de 24 de setembro para permitir mais tempo para os oficiais da Nasa contemplarem o que fazer com a Starliner. O lançamento havia sido agendado para 18 de agosto.

 

Esta notícia foi lida 65 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com