(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Economia / Petrobras e Weg fazem parceria para construir gerador de energia eólica de 7 MW

Petrobras e Weg fazem parceria para construir gerador de energia eólica de 7 MW

Isabel Moya – Estadão

São Paulo – A Petrobras fechou uma parceria com a Weg para o desenvolvimento conjunto de um “aerogerador onshore” (equipamento para geração de energia eólica, a ser instalado em terra) com capacidade de 7 megawatts (MW) – o equivalente à capacidade de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH). Será o primeiro gerador desse porte a ser fabricado no Brasil. A Petrobras investirá, aproximadamente, R$ 130 milhões no projeto, que já está em andamento pela Weg.

O acordo, segundo nota da empresa, “abrange o desenvolvimento de tecnologias para a produção dos componentes do aerogerador, adequados às condições eólicas brasileiras, bem como a construção e testes de um protótipo, com contrapartidas técnicas e comerciais para a Petrobras”. O aporte da Petrobras será feito em 25 meses contados a partir da assinatura do acordo. A Weg prevê que a produção em série deste equipamento será realizada a partir de 2025.

Este projeto representa um marco importante para a Petrobras, diz a companhia, pois “aumentará seu conhecimento em tecnologia de energia eólica, além de contribuir para impulsionar a transição energética no Brasil, em parceria com uma empresa que se destaca em inovação pelo desenvolvimento de soluções em eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica”, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“Além de seu papel na expansão da energia eólica onshore nacional, o desenvolvimento desse aerogerador de 7 MW trará impacto positivo para o futuro da energia eólica offshore no Brasil. À medida que um fornecedor nacional acumula experiência e conhecimento na produção de aerogeradores de alta capacidade em terra, pavimenta o caminho para o desenvolvimento de aerogeradores de maior porte, que poderão ser utilizados nos projetos de geração offshore. A Petrobras, por sua vez, adquirirá conhecimentos específicos sobre a especificação, otimização e instalação de aerogeradores de grande porte. Nessa jornada, a transição para a energia eólica offshore oferece oportunidades para explorar o vasto potencial eólico no litoral do País”, afirma a estatal.

Esta notícia foi lida 30 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com