(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Pantanal acabará e meia Amazônia será devastada até 2070 nesse ritmo de desmate, diz Carlos Nobre
Incendios florestais entre Miranda e Corumbá BR 262 e MS 184

Pantanal acabará e meia Amazônia será devastada até 2070 nesse ritmo de desmate, diz Carlos Nobre

O Pantanal deve acabar até 2070 e a Amazônia, a maior floresta tropical do planeta, terá metade da sua área devastada até essa década se o desmatamento continuar no ritmo atual, alerta o climatologista Carlos Nobre, referência internacional em estudos sobre aquecimento global.

Desde 2023, o ritmo de perda de cobertura vegetal tem caído na Amazônia e em outros biomas, após um período de alta, mas o rápido espalhamento do fogo tem exposto as dificuldades do poder público de conter a destruição. Na floresta, por exemplo, os focos de queimadas estão territorialmente mais espalhados do que em anos anteriores.

Na semana passada, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse em audiência no Senado que o Pantanal chegaria a um ponto irreversível até o ano de 2100 diante do nível de destruição registrado nos últimos anos. “Segundo os pesquisadores, se continuar o mesmo fenômeno em relação ao Pantanal, o diagnóstico é de que poderemos perder o Pantanal até o final do século”, afirmou ela.

Após uma explosão de queimadas em 2020, que deixou um rastro de animais mortos e a vegetação destruída, o Pantanal registrou em junho recorde de focos de incêndio. No primeiro semestre, a Floresta Amazônica também teve o número mais alto de focos de fogo e tem visto rios atingirem os níveis mais baixos da história, com riscos para o transporte fluvial, a pesca e o abastecimento.

“Acho até que ela (Marina Silva) foi otimista. Acho que o Pantanal acaba até 2070, sem falar nos outros biomas. A Amazônia, o Cerrado, a Caatinga: todos os biomas estão em risco. Se o desmatamento continuar desse jeito, a Amazônia vai perder pelo menos 50% da floresta até 2070″, alerta Nobre.

Esta notícia foi lida 45 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com