A Colgate obteve um recurso e o creme dental Colgate Total Clean Mint — nova versão da Colgate Total 12 —, que foi interditado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode voltar a ser comercializado.
A interdição havia sido determinada na última quinta-feira, 27, como medida de fiscalização para reduzir potenciais riscos associados ao uso do produto.
“A interdição é uma ação de fiscalização que tem o objetivo de reduzir o risco relacionado à exposição ao produto. Porém, essa interdição está suspensa devido aos efeitos do recurso apresentado pela empresa e que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa”, disse a agência na sexta-feira, 28, em nota publicada no site oficial.
A interdição, de acordo com a Anvisa, teria sido o resultado de uma avaliação de risco e foi adotada diante da ocorrência de um “número significativo de efeitos indesejáveis associados ao uso do produto”.
Segundo a Anvisa, entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025, foram registradas oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca.
Os principais sintomas relatados são: inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.
Esta notícia foi lida 93 vezes!