(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Apagão cibernético: por que alguns países sofreram mais do que o Brasil com o problema?

Apagão cibernético: por que alguns países sofreram mais do que o Brasil com o problema?

Uma falha em uma atualização de sistemas da empresa de cibersegurança CrowdStrike causou um amplo apagão cibernético no mundo na manhã desta sexta-feira, 19. Aeroportos nos EUA e em diversos países da Europa tiveram voos cancelados e transmissões de TV suspensas por conta do ocorrido. No Brasil, o problema até aqui parece ter se diluído em algumas quedas de sistemas bancários.

Mas porque alguns países tiveram impactos maiores com a falha do que outros? De acordo com Rogério Athayde, CTO da consultoria de tecnologia Keeggo, grande parte da questão depende do quão integrados estão os sistemas com o processamento em nuvem. Como a pane foi gerada por uma atualização externa, dados que dependem dessa conexão ficaram mais suscetíveis à falha.

“A jornada de migração das organizações para Cloud contribuiu bastante. Países com maior dependência de sistemas digitais e serviços em nuvem, como os Estados Unidos e várias nações europeias, sofrem mais para restabelecer os sistemas, por causa do alto nível de integração sistêmica e uma arquitetura complexa e dependente da nuvem”, explica.

Aqui no Brasil, ao menos quatro aplicativos de bancos identificaram problemas relacionados ao apagão cibernético: Bradesco e sua marca digital Next, Banco Pan, Neon e Nubank. As empresas afirmaram que já estão cientes do problema.

Para a reportagem, o Nubank informou que “seus serviços seguem operando normalmente. O único impacto identificado até o momento está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações”.

O Bradesco disse que equipes estão trabalhando para normalizar o atendimento o mais rápido possível. “Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, disse o banco, em nota.

Esta notícia foi lida 74 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com