O acidente com dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta sexta-feira, 1, em Pirassununga, interior de São Paulo, é o sexto que acontece na Academia da Força Aérea (AFA), desde 2011. Nove militares morreram nos desastres. Nesta sexta, o piloto se salvou usando o sistema de ejeção da aeronave.
Este é também o segundo acidente envolvendo aeronaves da FAB em menos de um mês. No dia 22 de outubro, a F-5M se acidentou durante um voo de treinamento em Parnamirim, na Grande Natal (RN). Também nesse caso o piloto se ejetou e foi resgatado por uma equipe de salvamento da própria FAB.
A AFA é reconhecida internacionalmente pela excelência na formação de pilotos militares. A base é usada para treinamento desses pilotos, por isso tem grande movimento de aeronaves.
Além de oficiais aviadores, a Academia, escola de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação, forma também oficiais intendentes e oficiais de infantaria da Aeronáutica. AFA sedia ainda o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”.
Esta notícia foi lida 190 vezes!