Publicado no Jornal A Tribuna
O programa Cidade Angels tem como objetivo qualificar cidades comprometidas em melhorar a linha de cuidado do AVC
No dia 11 de fevereiro, Ituverava entrou para a história ao receber o título de 1ª Cidade Angels do Mundo que realiza trombólise por telemedicina; 2ª Cidade Angels do Estado de São Paulo e a 8º Cidade Angels do Brasil.
O Programa Cidade Angels, iniciou sua implementação no Brasil em 2023, tendo como meta qualificar cidades comprometidas com o aprimoramento da linha de cuidado do AVC em suas comunidades.
Rigorosos critérios devem ser atendidos para se alcançar a certificação, como a presença de um centro de AVC capaz de prestar atendimento eficaz aos pacientes, um sistema de transporte eficiente para encaminhar as pessoas ao hospital com rapidez, como o SAMU e programas de educação pública sobre o AVC nas escolas públicas do município.
A conquista desta certificação foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Educação, SAMU e Santa Casa de Ituverava.
Ações
Uma das ações do programa é ensinar às crianças a reconhecer os sinais de um AVC e agir corretamente em casos de emergência.
Este trabalho foi realizado devido ao apoio de estudantes de Medicina do 9º ao 10º ciclo, coordenados pela psicóloga Grazyella Cruz e que realizam internato na Santa Casa de Ituverava.
Uma das atividades adotadas pelos alunos de Medicina consistiu em ensinar as crianças a identificar o AVC e decidir pela melhor conduta diante da emergência da doença, ou seja, avisar imediatamente o SAMU nestes casos.
Para tanto, foi utilizada a campanha FAST HEROES, desenvolvida pelo Departamento de Educação e Política Social da Universidade da Macedônia com apoio da Iniciativa Angels.
Papel do SAMU
O SAMU também teve grande relevância no projeto, de acordo com a coordenadora de Enfermagem da Santa Casa – Andreza Gomes da Silva Nishimoto Maeda pois a pré-notificação e o encaminhamento rápido nos casos de suspeita de AVC resultam em maior agilidade das equipes de saúde nos atendimentos hospitalares.
“Colaborando para menor tempo porta-agulha em nossos atendimentos”, disse.
O termo “tempo porta-agulha” (TPA) se refere ao tempo da chegada do paciente no hospital ou pronto-socorro até o início da administração do trombolítico.
Relevância
No anúncio da premiação, Andreza reforça a importância do título para Ituverava, na qual a consciencialização da comunidade, parcerias entre saúde, educação, SAMU e cuidados hospitalares agudos são otimizados para oferecer melhores resultados para vítimas de AVC.
“Isto requer que hospitais, serviços de emergência, autoridades locais e educadores públicos trabalhem em conjunto para fornecer cuidado seguro às vítimas de AVC nas suas comunidades”, observa a enfermeira.
Autoridades participam de anúncio da conquista do Programa Cidade Angels
A enfermeira Andreza Maeda e o prefeito Luiz Araújo em video conferência com a representante da Consultoria Angels no Brasil, Karla Trevisan
O prefeito Luiz Araújo destaca a importância desse reconhecimento para Ituverava.
“Nosso município vem se destacando cada vez mais pelas ações voltadas à saúde, e esse reconhecimento é a prova do nosso compromisso em atender os ituveravenses com agilidade, qualidade e respeito”, disse.
“Agradeço o reconhecimento e valorização do trabalho realizado em Ituverava”.
“À Santa Casa de Misericórdia de Ituverava e a todos os setores envolvidos, meus sinceros agradecimentos por toda dedicação e empenho com que trabalham incansavelmente para melhorar os serviços de saúde e salvar vidas”.
“Parabéns, e que Deus continue abençoando todos em suas funções”, afirma.
Evento
O evento onde foi anunciado a conquista do título contou com a presença de gestores, incluindo o prefeito Luiz Araújo, que recebeu a notícia diretamente da representante da Consultoria Angels no Brasil, Karla Trevisan e da enfermeira Andreza Maeda.
Também estiveram presentes o presidente da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava – Bruno Baldo Filho, o médico neurologista da Unidade de AVC – Dr. Luiz Monteiro, a Coordenadora da Unidade de Urgência e Emergência – Dra. Maraisa Miranda, a enfermeira – Flávia Cristina, representando a Secretária de Saúde do município,
Além deles também prestigiaram o evento outros profissionais de saúde envolvidos direta e indiretamente no processo, dedicados em fazer a diferença no atendimento à
Esta notícia foi lida 112 vezes!