O presidente Donald Trump disse nesta segunda-feira, 24, que aplicará uma tarifa de 25% sobre todas as importações de qualquer país que compre petróleo ou gás da Venezuela, além de impor novas tarifas ao próprio país sul-americano.
Em uma postagem em sua rede social Truth Social, Trump disse que a Venezuela tem sido “muito hostil” com os EUA e que os países que compram petróleo do país serão forçados a pagar a tarifa sobre todo o seu comércio com os EUA a partir de 2 de abril. A Venezuela enfrentará uma tarifa “secundária” porque abriga a gangue Tren de Aragua, segundo ele.
O governo Trump está deportando imigrantes que, segundo o presidente americano, são membros dessa gangue que entraram ilegalmente nos Estados Unidos. A última ameaça de tarifas de Trump sugere que o governo tomará medidas mais ousadas contra a China, o maior cliente externo da Venezuela. O governo Trump já impôs tarifas universais de 20% sobre as importações da China em um esforço para reprimir o comércio ilícito de fentanil.
No entanto, Trump classificou o dia 2 de abril como o “Dia da Liberação”, com base em seus planos, ainda não muito claros, de lançar impostos de importação para igualar as taxas cobradas por outros países, bem como cobrar tarifas totais de 25% contra o México e o Canadá, os dois maiores parceiros comerciais dos EUA.
Esta notícia foi lida 53 vezes!