(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Ciência e Tecnologia / SpaceX acaba de deixar seus rivais na pré-história: Starship está a um passo de ter foguete 100% reutilizável

SpaceX acaba de deixar seus rivais na pré-história: Starship está a um passo de ter foguete 100% reutilizável

Starship, o foguete mais alto e pesado da história, pousou pela primeira vez sem explosões na quarta tentativa. Ainda há um longo caminho a percorrer até que esta seja a nave que nos levará à Lua e a Marte, mas de uma coisa podemos ter certeza: a SpaceX acaba de deixar sua concorrência na pré-história dos lançamentos espaciais.

Esta foi uma das partes mais delicadas do programa Starship desde antes de adotar esse nome. A câmara de combustão do Raptor atinge pressões superiores às de qualquer outro motor de foguete, produzindo uma combustão limpa através do uso de metalox (metano e oxigênio líquido).

O verdadeiro problema é que a Starship carrega 39 desses motores, e muitos deles falharam no primeiro lançamento. Porém, as dúvidas que se consolidaram naquele primeiro voo desapareceram. No quarto lançamento da Starship, um motor Raptor do estágio Super Heavy falhou segundos após a ignição, mas isso não afetou em nada o desempenho do foguete. O mesmo aconteceu com as reinicializações para pouso.

Já se foi o tempo em que os protótipos da Starship pareciam tanques de água mal acabados. A fabricação continua sendo feita em tempo recorde com aço inoxidável, mas não há mais dúvidas de que se trata de um projeto bastante sólido. O foguete já tinha dado pistas em seu primeiro vôo, quando – após não conseguir separar os estágios – a Starship de 120 metros e 5 mil toneladas começou a girar fora de controle sem quebrar em nenhum ponto.

Esta notícia foi lida 74 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com