O Ministério do Comércio da China informou nesta terça-feira, 4, que irá implementar tarifas de repressão contra os Estados Unidos em algumas importações do país. O governo disse que implementará tarifa de 15% sobre produtos de carvão e gás natural liquefeito e de 10% sobre petróleo bruto, máquinas agrícolas e carros de grande cilindrada. As medidas passam a valer a partir do dia 10 de fevereiro.
A decisão ocorre após Donald Trump impor tarifas de 10% sobre as importações chinesas, que começam a valer a partir de hoje. No domingo, o presidente americano cumpriu sua promessa de campanha e assinou ordem para impor tarifas rígidas ao México, Canadá e China, preparando o terreno para uma guerra comercial desestabilizadora com os maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos.
“O aumento unilateral de tarifas dos EUA viola seriamente as regras da Organização Mundial do Comércio”, afirmou o órgão chinês em sua declaração. “Não é apenas inútil para resolver seus próprios problemas, mas também prejudica a cooperação econômica e comercial normal entre a China e os EUA.”
Esta notícia foi lida 30 vezes!