Muito antes do tiroteio, da perseguição e da prisão de Luigi Mangione em conexão com o assassinato de um executivo da área da saúde, o sobrenome Mangione já era bem conhecido em Baltimore, nos Estados Unidos.
PUBLICIDADE
Os Mangione, impulsionados pelo espírito competitivo e combativo de seu patriarca imigrante, construíram um formidável negócio familiar que os tornou uma força influente na política e na filantropia locais. Quando Nick Mangione Sr., avô paterno de Luigi, sentiu que estava sendo discriminado em clubes de golfe nos anos 1970 por ser italiano, ele comprou seu próprio resort de golfe.
Quando se cansou de esperar pela permissão para construir um segundo campo de golfe em um de seus clubes, ele mandou tratores para iniciar o desmatamento do terreno. E quando um de seus filhos foi dispensado de um time local de futebol, Mangione proibiu o técnico do time de frequentar seu clube de campo
Um pouco rude, mas de grande coração”
“Nick Mangione é, acima de tudo, identificado como um homem de família”, disse Thomas J. D’Alesandro, ex-prefeito de Baltimore e falecido pai da ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi, ao The Baltimore Sun em 1995. “Talvez ele tenha uma personalidade agressiva e seja um pouco rude, mas é um homem de grande coração.” Quando morreu em 2008, o velho Mangione deixou 10 filhos, mais de 35 netos e uma coleção de negócios, que agora incluem dois clubes de campo, uma rede de casas de repouso e uma estação de rádio conservadora local.
Os Mangione são apoiadores de longa data de inúmeras causas e instituições locais, incluindo a Loyola University Maryland e o Greater Baltimore Medical Center, onde a unidade de obstetrícia de alto risco leva o nome da família. Até esta semana, esses empreendimentos comerciais e filantrópicos eram a principal fonte de destaque da família.
Então, na segunda-feira, Luigi, de 26 anos, foi preso em Altoona, na Pensilvânia, e acusado de homicídio em segundo grau e outros crimes relacionados ao assassinato, na semana passada, de Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare. O crime, ocorrido em Midtown Manhattan, fora de um hotel onde a UnitedHealthcare realizava
“‘Jogos de poder’” da indústria de saúde”
Um relatório policial interno obtido pelo The New York Times afirmou que escritos encontrados com Mangione indicavam que ele via o assassinato como um desafio direto à “suposta corrupção e ‘jogos de poder’” da indústria de saúde. No entanto, os promotores não disseram o que acreditam ser o motivo do crime, e muito sobre Mangione ainda está sendo investigado pela polícia de Nova York e outras agências.
Mangione prosseguiu seus estudos na Universidade da Pensilvânia, onde se formou em ciência da computação, obtendo também um mestrado. Amigos disseram que ele vinha sofrendo de uma lesão dolorosa nas costas quando, cerca de seis meses atrás, desapareceu repentinamente, preocupando seus familiares, que passaram a perguntar aos amigos sobre seu paradeiro.
a noite de segunda-feira, um primo, Nino Mangione, legislador estadual de Maryland, publicou uma declaração em nome da família na plataforma X, dizendo que a família estava “chocada e devastada” com a prisão de Luigi. “Só sabemos o que lemos na mídia”, dizia o comunicado. “Oferecemos nossas orações à família de Brian Thompson e pedimos às pessoas que orem por todos os envolvidos.”
Na noite de terça-feira, o acesso ao Hayfields Country Club, uma propriedade rural ao norte de Baltimore, pertencente à família e onde os pais de Mangione também possuem uma casa, permanecia fechado para repórteres. “É uma família muito unida”, disse Anthony J. Ambridge, ex-membro do conselho da cidade de Baltimore, em entrevista, observando que recentemente viu vários membros da família Mangione em um evento de arrecadação de fundos para o Baltimore Polytechnic Institute.
Eventos beneficentes luxuosos
A história da família Mangione nos Estados Unidos começa longe de eventos beneficentes luxuosos e campos de golfe verdejantes, nas ruas estreitas e cheias de casas de Baltimore’s Little Italy. Nascido em 1925, Nicholas Mangione Sr., conhecido como Nick, começou a trabalhar aos 11 anos, depois que seu pai, um imigrante italiano analfabeto, morreu de pneumonia, deixando a família sem renda. Durante a Segunda Guerra Mundial, Nick Mangione ingressou na Marinha e lutou no Pacífico Sul antes de retornar a Baltimore, onde começou a trabalhar como pedreiro e acabou construindo uma empresa de construção bem-sucedida.
Nos anos 1970, Mangione e sua mulher, Mary, também filha de imigrantes italianos, mudaram-se para os subúrbios de Baltimore para acomodar sua família crescente. Em 1978, fizeram uma aquisição considerada arriscada: com um empréstimo bancário e cerca de US$ 750.000 de seu próprio dinheiro, compraram o Turf Valley Country Club, no condado de Howard, nos arredores de Baltimore.
Esta notícia foi lida 204 vezes!