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Iate mais caro do mundo não é de Jeff Bezos ou de Zuckerberg: custa 4,8 bilhões e é feito de ouro e ossos de dinossauros

Não há símbolo que represente melhor a ostentação da riqueza do que mansões e grandes iates. Barcos avaliados em 500 milhões, como o Koru de Jeff Bezos, ou os 330 milhões pagos pelo LaunchPad de Mark Zuckerberg, são exemplos recentes do interesse crescente que os milionários voltaram a ter pela vida (luxuosa) no mar.

Entretanto, nenhum dos enormes superiates de luxo que agora servem como retiros de verão para milionários pode chegar perto da ostentação do History Supreme: um pequeno iate com casco de ouro avaliado em mais de 4,8 bilhões de dólares.

O tamanho não importa

O History Supreme não é, nem de longe, o maior iate de luxo da história. Ele é superado de longe pelo Eclipse, de 170 metros, do bilionário russo Roman Abramovich; pelo Azzam, de 180 metros, do Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahayan, ex-chefe dos Emirados Árabes Unidos; e até mesmo pelo Serene, de 133 metros, do príncipe saudita Mohammed Bin Salman, que ostenta uma controversa pintura de Leonardo da Vinci a bordo, que vale tanto quanto o iate.

De fato, comparado a esses gigantes de luxo, o History Supreme é até pequeno, considerando que tem apenas 30 metros de comprimento. No entanto, esse super iate se destaca por ser construído principalmente em ouro maciço, tornando-o uma peça de joalheria flutuante.

O designer de luxo britânico Stuart Hughes levou três anos para concluir o History Supreme. Embora nenhuma imagem do barco tenha sido divulgada fora do estaleiro, o estúdio de Hughes confirmou que a construção foi concluída em meados de 2011.

Os meros 30 metros de comprimento são cobertos por 100 mil kg de ouro maciço, prata e platina, usados no casco, no convés e no interior do iate. O revestimento de barcos com metal puro não é incomum, mas uma quantidade tão grande de ouro põe em dúvida sua flutuabilidade. Até mesmo a âncora e os trilhos do convés são feitos do metal precioso.

O Venus de Steve Jobs, por exemplo, tem partes de aço inoxidável sem pintura em seu casco. Entretanto, não é comum usar ouro sólido como revestimento principal, embora fabricantes como a Palmer Johnson tenham tentado imitá-lo.

O nível de excentricidade e luxo do History Supreme não termina no casco. Materiais preciosos estão presentes em todos os cantos do iate. Stuart Hughes era conhecido por suas personalizações de luxo e, por isso, aproveitou a oportunidade para incluir algumas de suas criações no design do iate, como um aquário panorâmico feito de 68 kg de ouro 24 quilates e uma garrafa de licor decorada com diamantes.

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