Os carros novos provavelmente ficarão muito mais caros nos Estados Unidos depois que o presidente Donald Trump impôs uma nova tarifa de 25% sobre os veículos fabricados no exterior.
A Cox Automotive, uma empresa de pesquisa, estima que as tarifas acrescentariam US$ 6 mil ao preço de um carro fabricado no México ou no Canadá, dois dos principais exportadores de veículos para os Estados Unidos. Os modelos afetados incluem a picape Toyota Tacoma, as versões a gasolina e elétrica do Chevrolet Equinox e vários modelos de picapes RAM. A RAM é de propriedade da Stellantis, que também produz veículos Dodge, Chrysler e Fiat.
Além do Canadá e do México, os Estados Unidos importam muitos carros do Japão e da Coreia do Sul. Um número menor vem de países europeus, incluindo Alemanha, Itália, Suécia e Grã-Bretanha.
Os preços mais altos dissuadirão os compradores e forçarão as montadoras a reduzir a produção, disse Jonathan Smoke, economista-chefe da Cox Automotive. Ele previu que as fábricas dos EUA produziriam 20 mil carros a menos por semana, cerca de 30% a menos do que o normal.
Esta notícia foi lida 90 vezes!