Por Felipe Frasão – Estadão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o livre comércio nesta quarta-feira, dia 26, em Tóquio, diante de empresários japoneses e brasileiros e do premiê do Japão, Shigeru Ishiba. Lula enumerou críticas a negacionistas, à extrema-direita e fez um apelo ao governante japonês contra o protecionismo.
“Nós não queremos mais muro. Nós não queremos mais guerra fria. Nós não queremos mais ser prisioneiros da ignorância. Nós queremos ser livres e prisioneiros da liberdade”, afirmou Lula, ao finalizar o Fórum Empresarial Brasil-Japão.
Ele pediu que Ishiba brigue também em defesa da democracia e do multilateralismo, em clara reação às políticas adotadas pelo presidente americano Donald Trump. Os Estados Unidos dispararam uma guerra tarifária global que deve atingir o Brasil mais uma vez na semana que vem, mas são um tradicional aliado estratégico do Japão. O petista não citou Trump, nem Washington, destino de recente viagem do primeiro-ministro japonês.
Lula afirmou que “três preocupações” devem nortear a ação dos chefes de Estado e de governo de países democráticos do mundo.
Esta notícia foi lida 74 vezes!