(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / The Economist: Trump leva as políticas comerciais dos Estados Unidos de volta ao século XIX

The Economist: Trump leva as políticas comerciais dos Estados Unidos de volta ao século XIX

Poucos esperavam que ele fosse tão longe. Em uma mudança impressionante na política econômica americana, Donald Trump aumentou as tarifas em todos os países. Nesta quarta-feira, 2 de abril, falando no jardim da Casa Branca, ele declarou que os Estados Unidos imporiam taxas de 10% sobre todas as importações, além de taxas “recíprocas” mais altas – muito mais altas, em alguns casos – para se vingar de países que, na opinião dele, trataram os Estados Unidos de forma injusta. Somando-se a outras tarifas anunciadas desde seu retorno à Casa Branca, o resultado é que, no espaço de dez semanas, ele ergueu um muro de proteção em torno da economia americana semelhante ao do final do século XIX.

Para Trump, as medidas representam uma tentativa de encerrar definitivamente uma longa era de comércio global cada vez mais livre. Segundo ele, essa abertura permitiu que outros países “roubassem” os Estados Unidos. “Durante anos, os cidadãos americanos que trabalham duro foram forçados a ficar de fora, enquanto outras nações enriqueciam e se tornavam poderosas, em grande parte às nossas custas… Agora é a nossa vez de prosperar”, disse ele em seu discurso. As novas tarifas – de longe as mais amplas que ele já implementou – são nada menos que uma “declaração de independência econômica”, anunciou Trump.

Convenientemente ignorados por ele estão os fatos de que a globalização trouxe uma prosperidade sem precedentes para os Estados Unidos e que o país foi o principal arquiteto das regras que sustentam o comércio internacional. Agora, se Trump conseguir o que quer, a ordem econômica que foi lenta e firmemente construída após a Segunda Guerra Mundial estará morta e enterrada. Em vez disso, o presidente americano exaltou a prosperidade dos Estados Unidos no final do século XIX, quando o país era muito mais pobre do que é hoje. “Podemos ser muito mais ricos do que qualquer outro país, não dá nem para acreditar”, disse.

Empresas, investidores e diplomatas ainda estão tentando entender os detalhes das novas tarifas de Trump. No entanto, quando analisadas em sua totalidade, elas parecem ser mais sombrias do que muitos dos piores cenários para suas políticas comerciais, previstos há apenas alguns dias. As importações para os Estados Unidos agora enfrentarão uma taxa tarifária média ponderada de 24%, de acordo com a Evercore isi, uma empresa de pesquisa. Esse é um aumento drástico em relação aos cerca de 2% do ano passado.

Esta notícia foi lida 57 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com