A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 2, mostrando mais uma queda vertiginosa na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, surpreendeu e preocupou o Palácio do Planalto. Na véspera da cerimônia preparada para marcar os dois anos do governo, sob o slogan “Brasil dando a volta por cima”, o levantamento indicou que o problema do terceiro mandato de Lula não é apenas de comunicação.
Na prática, porém, auxiliares do presidente não sabem explicar o motivo da avaliação tão desastrosa do governo. Lula, por sua vez, continua em busca de culpados para a crise. No seu diagnóstico, a inflação de alimentos e a insegurança pública, que não podem ser debitadas totalmente na conta da gestão federal, contribuem para esse cenário.
Pelos números da Quaest, a aprovação do governo atingiu o pior patamar desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023. O índice dos que não gostam da gestão do presidente saltou de 49% em janeiro para 56% em março. No mesmo período, a aprovação de Lula caiu de 47% para 41%. Não foi só: na opinião de 56% dos entrevistados, o Brasil está na direção errada.
Esta notícia foi lida 75 vezes!