(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Política / PGR pede arquivamento de inquérito sobre falsificação de comprovante vacinal de Bolsonaro

PGR pede arquivamento de inquérito sobre falsificação de comprovante vacinal de Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (27/03) o arquivamento do inquérito que acusava o ex-presidente Jair Bolsonaro de falsificar seu certificado de vacinação contra a covid-19.

Em sua manifestação, Gonet afirmou que não encontrou provas suficientes que indicam que o ex-presidente cometeu o crime.

Em março de 2024, Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro e outras 16 pessoas pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público.

A corporação acusava o ex-presidente de manipular os dados do Ministério da Saúde para obter os comprovantes de vacinação de duas doses do imunizante da Pfizer e assegurar sua entrada nos Estados Unidos em dezembro de 2022, burlando as exigências sanitárias das autoridades americanas.

Bolsonaro abandonou o governo em 30 de dezembrodaquele ano e seguiu para o estado americano da Flórida, evitando a posse do seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

A investigação afirmou que os dados falsos de vacinação foram inseridos no sistema público por um funcionário da prefeitura da cidade de Duque de Caxias, nos arredores do Rio de Janeiro.

Gonet reconhece que houve inserção de “dado ideologicamente falso” nas informações de saúde de Bolsonaro, mas descarta que o crime teria sido cometido pelo ex-presidente.

Esta notícia foi lida 84 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com